Você está aqui: Pagina Inicial > História

Gentílico: Caturaiense
População: 5.101 Hab.
Área: 205,078 km²

Caturaí teve seu início na década de 30, a partir da chegada do paulista Antônio Moreira de Melo que em Goiás veio morar.

Pouco depois, sendo Antônio chefe da família que era composta por Carolina da Luz, sua esposa, e seu filho Virgílio de Melo, comprou uma fazenda que recebia o nome de Rio do Peixe. Posteriormente a família doou quatro alqueires de terra para as pessoas carentes, e partir daí surgiu as primeiras construções que foram um sanatório e um centro espírita, como padroeiro do lugar foi escolhido o Santo Antônio de Pádua.

O sanatório e o centro espírita tiveram sua inauguração no dia 08 de janeiro de 1938, a esposa de Antônio, dona Carolina, por ser considerada uma pessoa de fé e caridosa, era quem administrava o sanatório, era auxiliada por José Vicente e Alberto Fradique, que ofereciam cuidados aos enfermos com muito carinho, o sanatório era mantido pela comunidade do Município.

Devido à concentração de pessoas teve início a criação do patrimônio que fundou o povoado.

O povoado Patrimônio Santo Antônio de Pádua era freguesia de Inhumas, os eleitores do povoado votavam em candidatos de Inhumas, porém existia um representante do prefeito administrando o lugar.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Caturaí (ex-povoado de Santo Antônio de Pádua), pelo Decreto-lei Estadual n.º 8.305, de 31-10-1943, subordinado ao município de Inhumas. No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Caturaí figura no município de Inhumas. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Caturaí, pela Lei Estadual n.º 2.132, de 14-11-1958, desmembrado de Inhumas. Sede no antigo distrito de Caturaí. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1959. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2018.

Fonte: IBGE